Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA)
O Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA) é um documento que apresenta o panorama da produção de frutas no Maranhão, destacando os principais frutos cultivados e as potencialidades territoriais, climáticas e hidrográficas para o pleno desenvolvimento desse setor no estado.
O PDFMA foi concebido com princípios da produção sustentável, da inovação e da inclusão social, com o objetivo de aumentar a produção de frutas no estado, trazendo metas que abrangem todos os produtores frutícolas, desde agricultores familiares, mulheres, jovens, comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, até os grandes empreendedores.
No documento, constam diretrizes para o cultivo de frutas tropicais e subtropicais, apontando as regiões do estado mais propícias, os tipos de solos, entre outras características que subsidiarão os agricultores no pleno desenvolvimento das culturas. Ao todo, o Plano indica 26 espécies frutícolas, distribuídas em frutas exóticas e nativas ou regionais.
O documento ainda estipula políticas públicas para o aumento e expansão da produção e produtividade da fruticultura maranhense, visando o crescimento econômico do setor, bem como como se dará a atuação dos órgãos estaduais para atingir os objetivos definidos no documento.
O PDFMA visa tornar o Maranhão referência na produção de frutas no Brasil, alcançando os mercados nacionais e internacionais. Além de estimular a geração de emprego e renda para no estado, o Plano também visa atender à crescente demanda por alimentos saudáveis, promovendo o cultivo, consumo e exportação sustentáveis de frutas.
A elaboração do Plano foi coordenada pela SAGRIMA em parceria com outras secretarias e autarquias do Governo do Estado do Maranhão: AGERP, AGED, SAF, ITERMA, SEMA, UEMA, IMESC, além de parceiros como Ministério da Agricultura, ABRAFRUTAS, Embrapa e SENAR.