Governo do Maranhão realiza o lançamento do Plano de Ação Estadual ABC+ MA

Acessar fotos
1/12/2023

Comprometido com um Agro mais sustentável, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), promoveu, quinta-feira (30), no auditório do Edifício João Goulart, o seminário de lançamento do Plano de Ação Estadual ABC+ MA.

O evento apresentou diretrizes para o setor agropecuário no enfrentamento das mudanças climáticas e metas e tecnologias para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa oriundos do setor agropecuário maranhense na atmosfera.

Na ocasião, o coordenador de Gestão e Inteligência em Sustentabilidade, Rodrigo Dantas, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destacou as etapas de planejamento, execução e monitoramento presentes no plano nacional e a importância dos planos estaduais. “O estado tem que ter um Plano ABC, espelhado no Plano Nacional e que seja a cara do estado, que seja a identidade do estado, que obedeça toda uma sistemática, uma política, traçada dentro do Estado. O conjunto de todos esses ABC’s é que vai dar o resultado do Plano Nacional”, pontuou.

Para o Gestor de Programas Regionais da Sagrima, Jadiel Lins, também destacou a importância do Plano ABC+ MA, sendo um compromisso do Governo do Maranhão com uma agropecuária mais sustentável. Também destacou que “o Maranhão já atingiu a meta nacional com o Plano ABC e até superou todo o uso de tecnologias para a diminuição dos efeitos dos gases estufas em relação a agropecuária maranhense. A importância maior do Plano ABC+ MA é de divulgar e dar continuidade a todo esse trabalho anterior”, afirmou.

O evento contou com palestras que detalharam os benefícios da adoção de técnicas sustentáveis, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em que foram destacados os cases de sucesso em propriedades rurais do Maranhão. O evento contou com a participação de agricultores, empresários, estudantes, além de representantes de órgãos públicos e de entidades privadas.

Plano ABC+

Coordenado nacionalmente pelo Mapa, o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) é a segunda etapa do Plano ABC e tem como meta reduzir 1,1 bilhão de toneladas de gás carbônico (CO2) em todo o país durante esse período. Além disso, a cada dois anos, as metas e tecnologias estabelecidas poderão ser revistas.

No Maranhão, o Plano ABC+ MA é coordenado pela Sagrima, SAF e demais órgãos e entidades ligados ao setor agropecuário. Com o lançamento, o objetivo é diminuir as vulnerabilidades e aumentar a resiliência dos sistemas de produção agropecuários, preservando recursos naturais e a biodiversidade, bem como garantindo a estabilidade climática dos sistemas produtivos.