Secretarias de Estado se reúnem para discutir elaboração do projeto de extrativistas de caranguejo do município de Araioses – MA

125-site

Atendendo convite da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP, reuniram-se nas dependências da Secretaria da Agricultura Familiar – SAF, técnicos de diversas Secretarias de Estado, para discutir a elaboração de um projeto de apoio aos extrativistas de caranguejo do município de Araioses – MA. Na sede do município encontra-se em fase de finalização, o projeto implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF.

O projeto do Governo do Estado, pretende atender demandas dos extrativistas e efetuar ações nas áreas da Defesa Agropecuária, agroindústria familiar, produção extrativa, turismo, educação, saúde, pesquisa e inovação, ações tributárias, economia solidária, inclusão sócio produtiva. Caberá à SAGRIMA, atender a demanda de implantação de um projeto de cultivo de ostras, nas comunidades de Carnaubeiras, Barreirinhas e Pedrinhas. Foi identificado que a produção extrativa de ostras nestas comunidades, está reduzida como consequência do esforço de captura sobre os estoques de ostras. Esta é uma importante fonte de renda para as populações destas comunidades.

A SAGRIMA vem implantando projetos de cultivo de ostras em mesas fixas, desde o ano de 2015, em diversas comunidades ao longo do litoral maranhense. É uma inovação tecnológica direcionada a comunidades pesqueiras, que atende não apenas a questão produtiva, mas também o fortalecimento do associativismo para a produção, as relações de cooperação entre as pessoas e a inclusão sócio econômica.