SAGRIMA Realiza em Imperatriz, a 4ª consulta pública do Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão-ZAMA

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA), realizou nesta quinta-feira(25), a 4ª Consulta Pública do Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão – ZAMA, em Imperatriz.

O Zoneamento Agropecuário é um instrumento norteador de políticas para o setor produtivo, podendo contribuir de forma significativa para minimizar perdas no âmbito da agropecuária, sendo por isso, peça essencial na execução de políticas públicas e de seguridade agrícola, constituindo-se uma importante ferramenta de inserção socioeconômica e de agregação tecnológica.

Estiveram presentes na oportunidade, representando a SAGRIMA, o Superintendente Fernando Trinta e os técnicos de campo, Ronei e Paulo, prefeitos da região, secretários de agricultura, técnicos, presidentes de sindicatos de produtores, produtores, representantes de escritórios de projetos e ainda os professores da UEMA que é parceira no desenvolvimento do Zoneamento, Jucivan Ribeiro e Márcio Elói, entre outros.

De acordo com o Superintendente Fernando Trinta, a reunião teve uma discussão técnica e todos os presentes ficaram bastante entusiasmados com o projeto e agradeceram a iniciativa da SAGRIMA na realização do ZAMA. Esta consulta apresenta a proposta de regionalização de um calendário agrícola em 10 regiões homogêneas que irá fortalecer os produtores maranhenses para a obtenção de créditos e consequentemente aumentar a produção do Estado.