SAGRIMA participa da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica “Valorizando o Ativo Ambiental no Maranhão”: Sistema Jurisdicional De REDD+

SAGRIMA participa da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica "Valorizando o Ativo Ambiental no Maranhão": Sistema Jurisdicional De REDD+

A Secretária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Dra. Fabiana Rodrigues, participou da solenidade de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica “Valorizando o Ativo Ambiental no Maranhão”: Sistema Jurisdicional De REDD+, entre o governo do Estado (por meio da Secretaria do Meio Ambiente) e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). O evento foi realizado nesse fim de semana, no Palácio dos Leões, na capital maranhense.

O objetivo do acordo é fornecer segurança e promover a valorização ambiental no Estado. O sistema permite a distribuição de recursos não somente para quem conseguir reduzir o desmatamento, mas, também, para aqueles que conservam seus estoques florestais. Dessa forma, projetos voltados para a agricultura de baixo carbono como a lavoura, pecuária e floresta, projetos com agriculturas familiares bem como demais comunidades que vivem nessas regiões, serão beneficiados.

IMG_9998

Participaram da Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica na última sexta-feira (5), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o diretor de Políticas Públicas, Eugênio Pantogeno, a diretora adjunta do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Gabriela Sabiam, o subsecretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro e representantes das demais Secretarias envolvidas.

PLANEJAMENTO

Ainda na sexta-feira, desta vez no Palácio Henrique de La Rocque, uma equipe técnica da SAGRIMA reuniu-se com os representantes do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e de secretarias do Estado para tratar do planejamento das ações do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a organização científica.

IMG_0220

IMG_0231

O objetivo é o esforço conjunto em temas estratégicos, como biodiversidade, recursos hídricos, agropecuária de baixo carbono, gestão territorial e políticas públicas, dentre outros. Além disso, discutiu-se a execução do projeto do GCF/ PNUD (O Fundo Verde para o Clima – GCF, sigla em inglês -/ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD) para a elaboração do sistema Jurisdicional de REED+ (Redução das Emissões de gases por Desmatamentos e Degradação florestal) do Maranhão. O encontro foi nessa sexta-feira (5),

MAIS SOBRE O REDD+

O conceito de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) inclui na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal nos países em desenvolvimento. Ele prevê a conservação de estoques de carbono, o manejo sustentável e o aumento de estoques de carbono florestal.