Representantes da SAGRIMA realizam visita técnica de avaliação na área do Projeto de Cultivo da Ostra Nativa.

63-site

Os Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA) realizaram visita técnica de avaliação na área do Projeto de Cultivo da Ostra Nativa no Estuário do Rio Cururuca, no município de Paço do Lumiar, na Grande Ilha, na manhã dessa quinta-feira, 11.
Melhorias estruturais e técnicas implantadas pelo Governo do Estado ajudam a expandir o projeto original que passa a beneficiar outras dezenas de pescadores e marisqueiras no cultivo de ostra e sururu.

Segundo o presidente do Sindicado dos Pescadores e Marisqueiras da Grande Ilha, Josué Conceição, “o projeto traz um objetivo muito bom que é ajudar as marisqueiras, de onde tiram o sustento. O governador nos ajuda bastante. Recentemente, por exemplo, ele ajudou a tirar os pescadores do remo doando mais de 100 motores”.

O Governo do Estado, por meio da SAGRIMA, beneficiou os associados com kits para marisqueiras e para pescadores. Os pescadores receberam kits contendo motores rabeta, coletes salva vidas, caixas isotérmicas, redes de pesca e embarcações, segundo relatou o presidente da associação. As marisqueiras estão recebendo fogões indústrias, botijões de gás, panelas industriais e freezers além de kits para segurança pessoal (calças, camisetas, bonés) para dar maior conforto e segurança no momento da extração. Para impulsionar a produção de sururus, foram entregues cordas, malhas internas e externas, bombonas plásticas e bóias de sinalização.

Um termo de cooperação assinado entre a SAGRIMA e UFMA permite ainda a expansão da ostreicultura flutuante no local, com o fornecimento de materiais, equipamentos e insumos pela SAGRIMA e a pesquisa e atividades de capacitação realizados pela UFMA.
O principal objetivo é manter viável, qualificar e impulsionar essas atividades, promovendo a geração de renda, melhoria da qualidade de vida e bem-estar social das comunidades tradicionais costeiras.

A visita dessa quinta-feira foi para consolidar a parceria e discutir novos projetos que incentivem as comunidades beneficiadas.