Instituído o Novo Conselho Diretor Do Agropolo Da Ilha(Gestão -2019 a 2022)

Em evento realizado nesta quinta-feira(06), Na Sala de Reunião da Casa Civil, O SEBAP, Institui a formação do novo Conselho Diretor Do Agropolo Da Ilha-2019 a 2022.

335

Estiveram presentes, a Secretária da SAGRIMA, Dra. Fabiana Rodrigues, as  Secretárias Adjuntas,  Rosany Aranha(Apoio Institucional), Andréia Amorim( Agricultura e Pecuária) , representantes das Prefeituras de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar,   demais Secretárias de Estado, UEMA, IFMA, Presidentes de Sindicatos e Cooperativas de Pescadores, AGED , Sociedade Civil,  entre outros.

Durante o evento foi explanado para todos os presentes pela gestão do comitê gestor-(2016-2019), ações executas pelo comitê.

Após alguns debates foi instituído o Comitê Gestor do Agropolo da Ilha-2019-2022 que ficou com a seguinte composição:

334

Presidência: SAGRIMA ( Karla Prazeres)

Vice Presidencia: SEINC (Luis Rodolfo Rodrigues)

Secretaria Geral: SAGRIMA (Andreia Amorim)

1º Secretário: SEMAPA-PREFEITURA DE SÃO LUIS (Daniela Máximo)

2º Secretário: COOPERATIVA DE PRODUTORES DO CINTURÃO VERDE (Iomar Santos)

 Entenda mais

 O Agropolo  são espaços geográficos definidos  em uma região de planejamento, no qual produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados desenvolvem ações de forma integrada visando fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo, de forma a promover o desenvolvimento sustentável.

Comitê Gestor

 Composto pelo Sistema Estadual de Produção e Abastecimento, secretarias municipais de agricultura ou consórcios intermunicipais, associações, sindicatos, instituições de ensino, pesquisa, financeiras e de fomento e representantes da sociedade civil organizada.

O SEPAB, em parceria, dará suporte inicial, garantindo infraestrutura (sistema de irrigação), preparo das áreas (patrulha agrícola), capacitação dos técnicos e produtores rurais, bem como implantação de novos projetos.

AGROPOLO DA ILHA- São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar

 Constitui-se em um empreendimento que abrange as cadeias produtivas de hortifruticultura, aquicultura, suinocultura e avicultura caipira em uma rede de instituições públicas (Governo do Estado – SEPAB, Municípios), público-privadas (Sistema S), financeiras, de pesquisa e  ensino (Embrapa, UEMA,IFMA, UFMA e faculdades privadas), trabalhando sistematicamente, com o objetivo de aumentar a produtividade para atender aos consumidores, a partir da produção, agroindustrialização e comercialização.

DOS OBJETIVOS E OBJETO SOCIAL

 Apoiar o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas com ações de assistência técnica adequada e direcionada, com maior atuação junto aos produtores na promoção do desenvolvimento da agroindústria e fortalecimento do processo de comercialização da produção rural, sobretudo do agronegócio, com vistas à agregação de valor e o acesso dos produtos aos mercados, estimulando a elevação do nível de investimentos públicos e apoiando a execução de projetos estruturantes nos municípios e territórios maranhenses fortalecendo os órgãos paritários de gestão e o planejamento com protagonismo social.

DO COMITÊ GESTOR (consultivo e deliberativo)

 O Agropolo da Ilha  é composto por um comitê gestor com membros da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, contendo no mínimo:

I – 01 Representante da Sagrima, que exercerá a presidência;

II-  03 Representantes dos órgãos componentes do SEPAB;

III – 01 representante do Município de São Luís;

IV – 01 representante do Município de São José de Ribamar;

V – 01 representante do Município de Paço do Lumiar;

VI – 01 representante do Município de Raposa;

VII- 02 representantes de Instituição de Ensino;

VIII – 01 representante de Instituição de Pesquisa;

IX – 01 representante da Associação de Produtores

X – 01 representante de Instituição Financeira;

XI – 01 representante do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís

XII – 01 representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Maranhão – SENAR/AR-MA

 

Mais fotos..