Iniciada a colheita da soja no Baixo Parnaíba Maranhense

Teve início da última quinta, 25 de abril, na Fazenda Unha de Gato, no município de Mata Roma, a colheita da soja no Baixo Parnaíba Maranhense, segunda maior região produtora do Maranhão.

A região tem uma área plantada de 100 mil hectares e a expectativa é de uma média de 50 sacas/ha, levando a um crescimento de 10% na produção em relação a 2018. Todos estão otimistas devido ao bom período chuvoso, sem registro de estiagem. Por essa razão, o início da colheita foi adiado em dez dias, proporcionando maior produtividade.

O anúncio oficial da colheita foi feito pelo presidente da APROSOJA meio norte, Vilson Ambrozi e pelo presidente da APROSOJA Maranhão, José Carlos Oliveira de Paula. O pastor Paulo deu as bênçãos à colheita.

O Subsecretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro, representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, prestigiou o importante evento, juntamente com diversas autoridades locais e estaduais, citando os prefeitos Raimundo Ivaldo (Mata Roma) e Vanderly Monteles (Anapurus), secretários municipais da região e o deputado estadual Paulo Neto representando a AL/MA, entre outros.

Durante o evento Ambrozi destacou a expectativa de uma boa safra e frisou os bons resultados de programas desenvolvidos pela entidade em parceria com o poder público em prol das comunidades rurais locais, como o Safrinha Solidária, que completa 10 anos e o Padrinho Rural, iniciado no ano passado em Buriti apresentando excelentes resultados, com perspectiva de crescimento nos próximos anos e com a adesão de novos municípios.