Sagrima realiza assistência técnica no povoado de Jutay do município de Monção

IMG-20181207-WA0051 (1)

Aproximadamente 177 propriedades em 19 municípios recebem assistência técnica e capacitação gerencial para a cadeia produtiva de aquicultura pelo programa ‘Mais Produção’, uma ação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).O objetivo é desenvolver o cultivo de peixe no estado, além de intensificar a comercialização inserindo novas tecnologias baseadas no modelo padrão de sustentabilidade voltado para a unidade familiar que garanta melhores condições de vida, produtividade e rentabilidade.

A exemplo disso, são os pequenos produtores, extrativistas e pescadores do povoado de Jutay, do município de Monção, que obtiveram a capacitação em piscicultura, além de receber a instalação dos tanques rede, ração e diversos equipamentos que possibilitam a produção e o transporte dos peixes.

Para o secretário da Sagrima, Edjahilson Souza, levar assistência técnica e gerencial aos municípios maranhenses tem sido um desafio, mas que não estão sendo medidos esforços para que os produtores assistidos pelo programa ‘Mais Produção’ recebam o auxílio.

“A nossa intenção é capacitar o produtor com o objetivo que ele aumente a sua produção, fazendo com que o seu produto agregue valor, gerando riquezas, emprego e renda”, ressaltou o secretário da Sagrima.

João Pereira da Costa, foi um dos produtores que esteve fazendo a capacitação em piscicultura, para ele o dia foi de muito aprendizado e que com certeza aplicará as técnicas aprendidas.

“O que eu aprendi vai ajudar a aumentar a minha produção e aumentar a minha renda. Sempre gosto de participar dessas capacitações que a Sagrima oferece, pois temos a chance de aprender para desenvolver o nosso negócio”, falou João Pereira da Costa.

Programa Mais Produção

O programa ‘Mais Produção’ é um conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos e equipamentos básicos da atividade agropecuária, passando pela produção agrícola, pecuária e pesqueira, beneficiamento e processamento, até o produto final, incluindo a distribuição e comercialização, constituindo-se em elos de uma corrente