Governo e Prefeitura entregam equipamentos a produtores de ostras e sururu do AGROPOLO da Ilha

Pescadores e agricultores da Zona Rural de São Luís foram beneficiados nesta sexta-feira (2) com a entrega de equipamentos que contribuirão com a produção e a comercialização dos produtos locais. A entrega feita pelo secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, em parceria com o prefeito Edivaldo e o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues,  é mais uma ação de fortalecimento da política de desenvolvimento da agricultura e da piscicultura na capital.

Os equipamentos adquiridos pela Sagrima por meio do Programa Agropolos, foram entregues em solenidade realizada na sede da semapa, distribuindo na ocasião: uma unidade de cultivo de ostras, com depuradora e lavadora de ostras para comunidade Pequeno Jacamim; duas unidades reprodutivas de sururu, destinadas para as mulheres marisqueiras das comunidades do Rio dos Cachorros e Arraial; uma unidade de pesca (barco, motor roleta, colete, caixa térmica); um kit de irrigação de micro aspersão para o Centro de Produção de Mudas, na Escola Familiar Rural, no Quebra Pote; e dois kits de irrigação para a Escola Familiar Rural e comunidade do Cabral Miranda.

DSC_0377

Além da entrega dos equipamentos, novos investimentos foram anunciados, entre eles as obras licitadas para a construção do mercado do bairro do Jardim América e a requalificação da praça onde atualmente se encontra a feira do bairro. Também foi assinada a ordem de serviço para a reforma da fábrica para a produção de polpas no Quebra Pote. As ações são frutos de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Durante o evento o prefeito, que estava acompanhado do deputado federal Weverton Rocha, falou sobre a parceria com o poder público estadual e os investimentos que vêm sendo realizados nessa área. “Com o esforço da gestão municipal e do Governo do Estado, estamos avançando muito nessa área e fortalecendo a política de desenvolvimento da agricultura e piscicultura familiar. O maior ganho que temos com esses investimentos é poder observar uma transformação positiva na vida dos moradores das comunidades produtoras”, disse o prefeito.

DSC_0390

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, reforçou os benefícios que os equipamentos oferecem para os produtores. “Estamos mais uma vez juntos para levar benefícios para a zona rural. Hoje, estamos contemplando essa área da pesca, incentivando especialmente o cultivo de sururu e ostras, favorecendo os pequenos produtores. Além da produção, estimulamos, com esse incentivo, a comercialização, ampliando a rentabilidade do produtor”, ressaltou.

O secretário municipal Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, destacou que os equipamentos favorecem as comunidades e contribuem para a geração de renda nas comunidades da Zona Rural de São Luís. “Com essas ações, temos contribuído significativamente para, efetivamente, dar respostas aos anseios dessa população que está acompanhando esse investimento massivo do prefeito Edivaldo na zona rural de São Luís. Estamos na luta e juntos somos mais fortes”, frisou.

Márcio Honaiser acrescentou ainda a importância da parceria que a Sagrima mantém com a Prefeitura de São Luís, cumprindo um papel fundamental na busca por novos investimentos nessa área. “A nossa contribuição para a construção do mercado e reforma da fábrica de polpa é uma resposta do Governo do Estado a uma solicitação da Prefeitura de São Luís, que nos apresentou essa necessidade”, complementou o titular da Sagrima.

 

IMG_0049

INCENTIVO

A entrega dos equipamentos adquiridos pela SAGRIMA e o anúncio dos novos investimentos contaram com a presença do deputado federal Weverton Rocha; do gerente geral do Banco do Brasil Marcelo Botelho; e do ex-deputado federal Rubens Pereira.

Os moradores das comunidades beneficiadas com os equipamentos aprovaram a iniciativa do poder público. Representando a comunidade do Jacamim, Teotônio Bezerra avaliou positivamente o investimento realizado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. “É um incentivo para que as pessoas possam trabalhar na comunidade. É um meio de gerar renda pra quem deseja trabalhar”, afirmou.

“Estou sentindo uma emoção muito grande, pois é uma ação que vai ajudar demais as comunidades, principalmente nós, marisqueiras. Tem gente que não tem nada e agora pode contar com esses equipamentos para trabalhar. Eu me emociono porque somos uma comunidade de fonte alimentícia, quem quiser pode ir lá que tem camarão, peixe, sururu e caranguejo”, disse a presidente da União de Moradores do Rio dos Cachorros, Eleonora Barbosa, cuja comunidade foi beneficiada com uma unidade reprodutiva de sururu.

INVESTIMENTOS

A entrega dos equipamentos soma-se a outras iniciativas já implementadas pelo município com o objetivo de fortalecer as políticas públicas que visam ao crescimento da zona rural da capital. No ano passado, a Prefeitura beneficiou cerca de duas mil famílias de agricultores com a entrega de aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes de hortaliças. Também foram entregues 25 mil mudas de alface, couve, pimentão, mamão, manga e açaí precoce; três toneladas de sementes de feijão; e quatro toneladas de ração para peixes.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Semapa, também disponibiliza aos produtores agrícolas equipamentos para dar assistência técnica no trabalho do campo, como um caminhão refrigerador para transporte de hortifrutis, tratores, 15 kits de irrigação, uma pick up 4×4, caminhões 3×4, freezers, além de diversos equipamentos periféricos para trator (como pulverizadores, enxadas rotativas, retroescavadeira agrícola, grades armadoras, roçadeiras de arrasto, semeadoras de 400L e uma plaina dianteira).