Três anos de Mudança: Programa Agropolos revoluciona produção maranhense

Ao longo destes três anos de Governo, o Programa Agropolos vem revolucionando a produção maranhense, incentivando pequenos produtores, difundindo tecnologia e diminuindo a importação de produtos para o Maranhão. Um exemplo desta mudança é o agricultor Sergimar da Silva trabalha que “Há três anos o governo por meio da Sagrima nos dá assistência. O agropolo nos ajudou muito, pois os técnicos nos dão a consultoria necessária para continuarmos fortalecendo nosso negócio, recebemos treinamentos, ganhamos kits de irrigação e tivemos acesso a linhas de crédito com o Banco do Nordeste. Essa assistência técnica melhorou nossa produção, nossos lucros e nos fez crescer, tanto que hoje já comercializamos para alguns supermercados, algo nunca imaginado antes.”

O objetivo do programa executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) é desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e incentivo à agroindustrialização e comercialização de produtos maranhenses.

Sagrima já distribuiu mais de 70 mil litros de biofertilizante nos agropolos

Estão em pleno funcionamento cinco agropolos, sendo eles: Ilha, Rio Tocantins, Rio Balsas, Munim e Alto Turi, beneficiando 28 municípios. Até o final de 2018 novos agropolos serão implantados, chegando a quase 60 municípios.

O coordenador do programa, José Lima Neto fez uma avaliação positiva do último ano, “O ano de 2017 foi um ano de avanços com a implantação do programa em mais regiões do estado, com a aproximação do planejamento e das ações da Sagrima, participação dos atores da envolvidos, com a interação com os outros programas desenvolvidos como o Mais Produção e Mais Sementes.”

O Programa Agropolos interage com o Programa ‘Mais Produção’ na execução de implantando ações voltadas para as vocações de cada região, fomentando diferentes cadeias produtivas, como hortifruticultura, carne e couro, leite e aquicultura

Já foram entregues equipamentos como: kits de irrigação, patrulhas, caminhões , tanques de resfriamento e ordenhadeiras. Os produtores também receberam insumos para melhorar seus produtos, sendo mais de 70mil litros de Bio Fertilizante Verdão distribuídos, além disso, também foram entregues inúmeros quilos de ração voltada para piscicultura.

Produção do Agropolo da Ilha já abastece três redes de supermercado na Região Metropolitana

Com mais de 600 propriedades assistidas, o programa já ofereceu dezenas de cursos de capacitações, palestras e treinamentos para os produtores, alcançando resultados muito positivos, como no Agropolo da Ilha, que já tem seus produtos abastecendo três redes de supermercados.

O secretário da SAGRIMA, Márcio Honaiser, destaca que “Com os Agropolos, conseguimos realizar ações direcionadas, incentivando as potencialidades de cada região, com tecnologia, assistência técnica e gerencial, equipamentos e oportunidades de comercialização. Hoje, o consumidor maranhense já vê nos supermercados o reflexo desse trabalho, com cada vez mais produtos locais, o que diminui as nossas importações e aumenta a renda dos agricultores, dinamizando a economia.”