Governo do Estado implanta Agropolo do Alto Turi

O Governo do Maranhão lançou o Agropolo do Alto Turi, nesta semana, em solenidade na sede no Sindicato de Trabalhadores Rurais do município Santa Luzia do Paruá. A ação é realizada por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria de Santa Luzia do Paruá. O novo agropolo vai contemplar, inicialmente, os municípios de Araguanã, Nova Olinda do Maranhão, Junco do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá e Zé Doca.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser destacou os potenciais da região do Alto Turi. “O Agropolo, com a participação de todas as entidades aqui presentes, vai aumentar a produção local e garantir oportunidades de renda para os produtores”.

06856_whatsapp_image_2017_11_30_at_16.12.38_7883764552069123097

O Programa Agropolos funciona em conjunto com o Programa Mais Produção. As ações estão ampliando e diversificando as atividades das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs). Essas atividades são planejadas e colocadas em prática de acordo com a vocação produtiva de cada região.

Durante o lançamento foi apresentada a estratégia de execução do Programa Agropolos na região com foco com foco nas cadeias produtivas. Foram apresentadas as cadeias que serão trabalhadas, entre as quais a de Hortifruti, Mel, Mandiocultura, Leite e Psicultura. Também foram apresentadas ações bem sucedidas alcançadas em outras regiões do estado.

O prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda, disse que o Programa Agropolos é inédito. “É um grande projeto voltado para agricultura, fortalecendo o setor produtivo e a economia não só de Santa Luzia do Paruá e de toda a região”.

Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica pelo secretário Márcio Honaiser e prefeito Plácido Holanda, de 14 toneladas de Milho e Arroz, além de sementes de hortaliças, pimenta, coentro, abóbora, melancia, cebolinha, quiabo e maxixe.

06856_whatsapp_image_2017_11_30_at_16.12.20_7361473695279159472

O secretário municipal de Agricultura de Presidente Médici, Francisco Magalhães disse que a região do Alto Turi precisava de incentivo e assistência técnica para melhorar produção e aumentar a renda. “Tenho certeza que esse agropolo resultará na melhoria dos trabalhadores rurais dos nossos municípios”.

O objetivo dos agropolos é desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e incentivo à agroindustrialização e comercialização de produtos maranhenses.