Sagrima distribui sementes a produtores de Santo Amaro durante Caravana Governo de Todos

Em mais uma edição da Caravana Governo de Todos, desta vez em Santo Amaro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realizou a entrega de sementes de frutas e hortaliças a agricultores familiares do município. A ação é parte do Programa Mais Sementes e visa fortalecer a cadeia de hortifruticultura em diversas regiões do estado.

Foram distribuídas sementes de coentro, cebolinha, pimentão, melancia, maxixe, quiabo e outros itens, totalizando 11 cultivares diferentes. “As sementes são mais que bem-vindas, a Prefeitura está muito satisfeita com essa parceria e os agricultores principalmente”, destacou a secretária de Agricultura de Santo Amaro, Vereadora Domingas.

A agricultora Maria da Luz já pensa em como as sementes vão ajudar na sua produção, que hoje ela fornece para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Foi providência divina essas sementes terem chegado, a gente estava precisando demais. Agradecemos muito mais esse incentivo”, disse.

Além da distribuição de sementes, a Sagrima vai implantar em Santo Amaro um projeto de cultivo de sururu. O módulo experimental será similar ao implantado em Bequimão no início deste ano, utilizando a técnica do long line, onde uma corda sustenta o sururu em cultivo; o long line possui em torno de 70 metros e produz cerca de 100kg de sururu por ciclo, onde cada ciclo tem duração de quatro meses. Lá, os habitantes do povoado foram capacitados no manejo e cultivo de moluscos e agora tem na atividade mais uma fonte de renda. “Santo Amaro possui um grande potencial produtivo que já começamos a incentivar, em diversas cadeias produtivas, tanto a Sagrima quando a SAF, o que mostra a atenção do Governo do Estado para com o município e a região dos Lençóis”, frisou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

A Caravana Governo de Todos em Santo Amaro se encerra nesta quarta, 13, e é realizada em parceria com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que leva a Santo Amaro o projeto “Expedição da Cidadania”.